Blog Único

Arquiteto x Engenheiro civil: qual devo contratar?

Blog

Conheça as diferenças e semelhanças dessas duas profissões

Tanto o Arquiteto quanto o Engenheiro Civil são profissionais muito importantes se você pensa em construir uma casa, por exemplo.

No entanto, nem sempre as diferenças entre essas duas áreas da arquitetura e engenharia ficam claras e, daí, como saber se ambos são necessários para a minha obra e qual eu devo contratar?

Ao final deste artigo você vai ter mais condições para poder avaliar qual deve ser o melhor para a sua obra e então poder dizer qual você contrataria.

Veja a seguir um guia completo com as principais diferenças e semelhanças entre esses dois profissionais e faça uma escolha acertada!

Vou saber:

► O que o Arquiteto pode fazer na minha nova casa?
► Onde posso contar com o trabalho do Engenheiro Civil?
► Quem devo escolher?
► Preciso assinar um contrato dos serviços?
► Profissionais de arquitetura e engenharia do futuro

Diferenças

Em termos legais, tanto o Arquiteto e o Engenheiro podem atuar na edificação, se responsabilizando pelos projetos, execução e fiscalização das obras.

Porém, a diferença desses profissionais está principalmente na sua formação acadêmica, que tem focos diferenciados. E, por isso, cada um atua muito melhor em um aspecto específico da construção do que o outro.

Arquiteto, o que ele pode fazer na minha nova casa?
A formação acadêmica do arquiteto aborda mais a área “humana” da construção, de forma que esse profissional é responsável por conversar com o cliente, entender o que ele espera da edificação e, com isso, elaborar um projeto da casa que contemple suas necessidades e preferências.

Na prática , geralmente é o arquiteto quem dá início aos estudos para elaboração e planejamento da futura obra conforme as vontades do cliente.

Na planta que o profissional arquiteto desenvolve, está representada a melhor maneira de aproveitar os espaços, além de idéias ligadas ao paisagismo e design de ambientes. Note que o arquiteto não leva em conta apenas as preferências da pessoa para esse projeto, mas também estuda as condições do ambiente, como iluminação, ventilação e insolação nos cômodos da casa.

Determina também o tipo de revestimento a ser utilizado nos pisos, paredes e forros. Define a planta da casa com as medidas dos ambientes que garanta conforto e qualidade de vida aos moradores. O arquiteto também tem habilidades para trabalhar na elaboração de projetos de urbanismo como praças públicas, parques, centros de eventos entre outros.

__________________________________________________________________

|| Veja Também>> Importância da paleta de cores e suas diferenças. 

__________________________________________________________________

Engenheiro Civil, onde posso contar com o seu trabalho?

O engenheiro civil tem uma formação acadêmica mais voltada para a área de “ciências exatas”, incluindo várias disciplinas ligadas à matemática e à física. Desse modo, este profissional está mais habituado a fazer os cálculos necessários para concretizar o trabalho do arquiteto com total segurança.

Geralmente o engenheiro se envolve mais com a parte estrutural da construção e as técnicas construtivas da obra. Ele analisa as forças e cargas a que a edificação estará sujeita. Pode avaliar a capacidade de suporte do solo do terreno. Define o tipo de fundação e dimensiona a estrutura da obra como estacas, sapatas, pilares ,vigas e lajes da obra.

Calcula as dimensões e a quantidade de colunas necessárias, faz a distribuição de cargas em cada ambiente e especifica a resistência dos materiais a serem utilizados na obra visando à economia, estabilidade e segurança da construção. Normalmente é o engenheiro civil que dimensiona as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, bem como acompanha o desenvolvimento da obra para que tudo seja feito conforme especificado e dentro das normas técnicas.

Este profissional, por formação, também está habilitado para coordenar a construção de outras obras, como pontes, viadutos, barragens e estradas.

Quem devo escolher?

Embora o Arquiteto e o Engenheiro Civil atuem com focos diferentes, legalmente ambos têm atribuições profissionais semelhantes, podendo atuar no projeto e na construção de edificações. Dessa forma, cabe ao cliente definir a sua escolha.

Geralmente em função do custo envolvido na contratação de dois profissionais, é freqüente as pessoas contratarem apenas um deles para a sua construção. Nesta condição deve considerar não somente os custos de contratação mas principalmente deverá buscar informações da qualificação técnica e experiência de cada um.

Já em obras de maior porte e elevado padrão de acabamento, os clientes mais exigentes geralmente contratam profissionais Arquitetos para o desenvolvimento do projeto de arquitetura, interiores e jardinagem. O desenvolvimento dos projetos estrutural e hidro-sanitário são destinados a profissionais de Engenharia Civil e para os Engenheiros eletricistas encaminha o projeto elétrico.

Para execução da obra ambos tem a habilitação técnica e nesse sentido é importante avaliar a experiência de cada profissional. A dica é antes de fechar contrato, você buscar informações junto aos proprietários de obras recém concluídas onde estes profissionais arquitetos e engenheiros trabalharam. Afim de saber como foi a atuação técnica e profissional dos candidatos que deverão assumir execução da sua construção.

A Arquitetura e a Engenharia Civil são áreas de atuação muito próximas e por isso, é relativamente comum que um engenheiro tenha noções sobre o trabalho do arquiteto e vice-versa. Contudo, é preciso lembrar que estas semelhanças, embora até possam fazer com que apenas um profissional atue na sua construção, irá conseguir um trabalho de maior qualidade quando juntar o trabalho dos dois.

Preciso assinar um contrato dos serviços?

Sempre que um profissional assina uma ART – Anotação de Responsabilidade Técnica no caso de Engenheiros ou uma RRT – Registro de Responsabilidade Técnica para os Arquitetos, estes documentos já tem efeito de um contrato, seja para projetos ou execução da obra.

No entanto a experiência diz, que é muito importante que aquilo que for combinado entre o profissional e o proprietário da nova obra, esteja devidamente escrito em um contrato com as devidas assinaturas do profissional e do proprietário. E para ter validade legal ter o registro do que for acordado em contrato num cartório de títulos e documentos.

Profissionais de arquitetura e engenharia do futuro

Assim como na medicina, onde há especialistas para os diversos órgãos e partes do corpo humano é provável que num futuro próximo, também nas cidades médias deverá ocorrer mais profissionais especializados na área de engenharia e arquitetura. Pois nas grandes cidades, conforme a complexidade do projeto e as exigências do cliente já é possível ter a atuação de diversos profissionais especializados.

E nesse sentido você vai encontrar arquitetos especialistas em projeto arquitetônico de casas e edifícios, outros especializados na parte de decoração de interiores além de arquitetos especializados em projetos de luminotécnica ou arquitetos especializados em projetos de paisagismo.

Assim como poderá contratar engenheiros civis especialistas em cálculo de estruturas, em cálculo de estrutura de fundações, engenheiros civis especializados na execução e administração de obras, engenheiros sanitaristas para projetar as instalações hidro-sanitárias, engenheiros eletricistas com especialização de instalações elétricas residenciais, engenheiros de automação para projetos de casa inteligente, engenheiros mecânicos especializados em projetos de ar condicionado central e de central de aspiração de pó ou elevadores residenciais, por exemplo.

É sempre preferível que Arquiteto e Engenheiro civil trabalhem juntos, pois o serviço especializado de cada um faz muita diferença no resultado final, bem como na qualidade dos projetos é o caso da Arkhe Arquitetura e Engenharia, que tem na sua equipe profissionais Arquitetos e Engenheiros que complementam o conhecimento profissional e favorece tanto a qualidade como a produtividade na elaboração dos projetos de arquitetura e engenharia.

Com a atuação desses dois profissionais em sua obra, você poderá ter a certeza de uma construção não apenas segura, mas também bela e confortável! Já sabia das diferenças entre arquitetos e engenheiros civis? Não deixe de compartilhar!