Blog Único

Conheça as tendências de paisagismo

Blog

O paisagismo vem se tornando um elemento valioso e muito desejado atualmente. Os jardins complementam o espaço e melhoram a qualidade de vida das pessoas. Folhagens, jardins verticais e pedras são tendências que mais influenciam na hora da decoração para criação de espaços bonitos e funcionais.

Por isso, preocupar-se com essa composição, é essencial para deixar o seu ambiente ainda mais agradável!

Conheça a importância do paisagismo e suas principais tendências. Boa leitura!

 

Foto: jardim vertical em varanda de apartamento – projeto e obra por Lilian Casagrande

 

Importância do paisagismo

Decoração e bem-estar são propostas que devem caminhar juntas. Por isso, o paisagismo tem se tornado uma prioridade nos projetos atuais, pois desempenha uma reação profundamente positiva quando estamos próximos à natureza.

O conforto térmico é uma de suas características, criando uma sensação tranquila e restauradora para o espaço. Visualmente, incorporar a natureza à decoração, pode melhorar a cognição, a redução da pressão arterial e aprimoramento da tomada de decisão.

 

Tendências de paisagismo

As folhagens valorizam os ambientes, como já sabemos, mas e se tornarmos esse ambiente mais divertido e sustentável?

Algumas dicas é reaproveitar materiais que seriam descartados, como pneus, garrafas PETs, canos e dutos antigos, entre outros, podem ser reaproveitados! Esses objetos podem se tornar vasos para as plantas, como podemos ver na imagem abaixo, além disso, você pode se divertir ainda colorindo ou decorando-o para ficar do seu jeito!

jardim vertical em garrafas pet
Foto: jardim vertical em garrafas pet por Dicas Miúdas

 

Aposte em folhagens

As folhagens valorizam os jardins, dando um toque mais neutro e elegante ao ambiente. Uma dica para a composição é estabelecer a harmonia entre as plantas sem misturar tantos tipos no mesmo ambiente para manter o equilíbrio visual.

Para uma decoração tropical, palmeiras e samambaias são as melhores opções. Caso prefira um projeto mais voltado para o rústico, cactus é excelente, e sua manutenção é bem simples. Agora, se você gosta de um estilo mais diferenciado, com aspecto oriental, apostar em bambus, juníperos e azaleias é ótimo para a decoração do seu jardim.

 

Crie jardins verticais

As possibilidades são quase infinitas quando se trata de um jardim vertical. Você pode plantar ervas frescas, plantas da estação ou espécies, tanto no interior quanto no exterior (caso você more em casa). Esse estilo de jardim é muito funcional, uma vez que o ar circula bem ao redor das plantas e elas também recebem bastante sol. Por isso, há muito menos risco de sofrerem de mofo ou fungo.

Foto: jardim vertical em varanda de apartamento – projeto e obra por Lilian Casagrande

Quando instalados na parede externa da casa, o jardim vertical atua como um excelente isolante natural, tornando a temperatura interna mais baixa, por reduzirem o calor e a luz reflexiva. Dessa forma, não é necessário usar o ar-condicionado durante os meses mais quentes.

 

Jardins suspensos

Os jardins suspensos também são uma ótima ideia para aconchegar mais ainda o seu ambiente! A utilização de samambaias e jibóias são ótimas para esse estilo de jardim, pois suas folhas ficam pendentes.

Foto: jardim suspenso por blog da Lopes

Outra dica para os jardins suspensos, é que também podemos reutilizar materiais, como por exemplo, latas, vidros, entre outros. É uma ótima ideia para inovar e criar um ambiente acolhedor.

 

Use pedras na decoração

As pedras são elementos incríveis e levam mais praticidade para o seu paisagismo. No mercado, existem inúmeros tipos, como brita natural, pedra de rio, dolomita branca, São Tomé, entre outras. Tudo vai depender da sua intenção ao aplicá-las na decoração, como criar um caminho e ornamentar vasos.

 Se o objetivo for forrar o espaço, as pedras são ótimas escolhas, já que menos manutenção em comparação com a grama. Para isso, é indicado aplicar uma manta geotêxtil ou bidim antes de colocá-las. Isso impede o contato direto com o solo, podendo sujá-las com mais facilidade.

 

Crie sua própria horta

Já pensou em ter a sua horta própria? Agora você pode!

Foto: dicas para ter sua hortinha no apartamento por João Brondi

Muitas pessoas perguntam por onde começar a horta, mas você pode começar por onde preferir ou o que irá mais utilizar. Manjericão, orégano e salsa são queridinhos para quem gostaria de começar.

É importante lembrar que para que funcione, é preciso que as plantinhas tenham acesso à iluminação natural, por isso, sugiro que sejam colocadas nas varandas dos apartamentos ou nos quintais!

A experiência criada pelo paisagismo é revitalizante, oferecendo funcionalidade e conforto aos moradores e visitantes. Se você está pensando em renovar seu espaço, essas dicas são ótimas para começar!

Vale a pena lembrar que o cuidado com a terra e com as plantas também são ótimas para quem busca um novo hobby ou alguma atividade que possa desestressar, sair da rotina corrida das grandes metrópoles!

O que você achou das tendências para o paisagismo do seu projeto? Então compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e mostre para todos como é simples criar um ambiente verde para sua casa!