Blog Único

Você saberia escolher entre pedras naturais ou pedras artificiais?

Blog

Na área da construção civil, a utilização de pedras é extremamente comum, podendo ser utilizada em qualquer segmento, seja no piso, em bancadas de cozinha ou banheiro, em paredes, dependendo do projeto aprovado com o cliente.

Foto: Mhm Pedras.

Historicamente, as pedras naturais são utilizadas há mais de mil anos! Você sabia? Isso acontece porque os egípcios utilizavam as pedras naturais para realizar as construções das pirâmides e os sumérios com as outros monumentos históricos! Eles encontravam na natureza essas pedras naturais, mas com a tecnologia atual, o homem industrializou essas pedras, imitando bem as naturais.

 

A diferença entre esses tipos de pedras está em sete grandes itens! Vamos conferir?

 

Composição

A composição das pedras, é o que mais se difere entre elas! As pedras naturais, são basicamente feitas por materiais encontrados na natureza. Como por exemplo o granito, que é uma rocha ígnea ou magmáticas, retirados de jazidas nas placas continentais! Já as pedras artificiais, por mais que seja industrializada, elas possuem cerca de 90% de composição com pedras naturais! A diferença, é que no processo de industrialização, nelas são adicionadas componentes químicos, como por exemplo, resina de poliéster.

Foto: Viva Decora.

 

Resistência

Esse é um dos principais motivos que precisam ser levados em conta quando for realizado a especificação e escolha dos materiais para a sua casa! Não podemos escolher o mesmo tipo de material para uma bancada de cozinha e para um revestimento externo, pois estes sofrerão diferentes processos de desgastes. Por isso, é importante que haja a escolha certa para que a qualidade dos produtos seja mantida ao longo dos anos!

As pedras naturais, como granito e o mármore, sofrem maiores desgastes por serem mais porosos. As pedras artificiais, por passarem por um processo de industrialização com alta tecnologia, são mais resistentes.

 

Durabilidade

Ao escolher um revestimento em pedra, a durabilidade é um dos fatores mais importantes. Isso acontece, porque as pedras, geralmente, são mais resistentes do que o porcelanato, por exemplo! Ao mesmo tempo, porém, as pedras sintéticas possuem maior durabilidade, em relação às pedras naturais, por causa da sua fabricação!

Mesmo assim, se as pedras naturais forem instaladas corretamente, assim como os modos de utilização, é possível que durem por mais tempo!

 

Porosidade

A porosidade é algo extremamente importante e que diferencia as pedras naturais das pedras artificiais.

As pedras artificiais, por serem industrializadas, têm menor porosidade do que as naturais, ou seja, elas absorvem uma quantidade menor de água. Por este motivo, geralmente são mais utilizadas nas áreas molhadas, como em cozinhas e banheiros.

Agora, as pedras naturais, possuem alta porosidade, e por isso, podem manchar facilmente. Por isso, mármores, por exemplo, não são muito recomendados para cozinhas e banheiros, onde a umidade é muito maior elevada.

Foto: DecorStyle – iG.

 

Visual

A visualização do conjunto é muito importante para deixar a sua casa com a sua cara, por este motivo, é importante que o projeto arquitetônico leve em consideração a aplicação correta em cada ambiente dos materiais.

Caso você tenha interesse em pedras que possuam veios, como o mármore e o Dekton, e queira uma continuação desses, é importante que ressalte o interesse com o seu designer de interiores ou arquiteto para realizar uma paginação adequada!

 

 

Gostou do post de hoje? Tem alguma sugestão? Utilize as nossas redes sociais para entrar em contato com a gente! Estamos à disposição para melhor atendê-lo!

 

Equipe Arkhe